São três os motivos principais pelos quais as pessoas me contactam hoje em dia.

O 1º é quando as pessoas não estão bem consigo mesmas em alguma área de vida, a sua Confiança não está bem, a sua Liderança Pessoal está numa espécie de crise (por motivos vários da história pessoal de cada um) e esse factor está a impactar de forma muito pouco positiva em todas as suas áreas de vida.

O 2º motivo tem a ver com uma questão que também a mim me é muito familiar, porque também já aí estive há uns anos… e é quando chegamos a uma fase da nossa vida em que já não aceitamos só ter um trabalho, uma profissão… é quando queremos ter também felicidade e satisfação na nossa vida profissional… mas não fazemos ideia de “como chegar lá”.

O 3º é quando já estão bem nas duas questões acima… mas não estão a ter resultados no que mais gostam de fazer. Basicamente não conseguem ganhar a vida a fazer o que mais gostam!

3 passos fundamentais para encontrares felicidade na tua vida profissional

Nós hoje estamos numa nova era, numa era em que nos desenvolvemos cada vez mais, numa era em que procuramos mais auto-conhecimento e evolução pessoal…

Mas, e quando – mesmo assim – ainda temos dúvidas e confusão e não conseguimos chegar às nossas respostas, orientações profissionais mais felizes e alinhadas com quem verdadeiramente somos? E quando já descobrimos o que fazer mas não conseguimos viver bem a fazer isso mesmo?

Neste caso há 3 coisas que deves urgentemente dedicar-te para conseguires ter mais FELICIDADE e REALIZAÇÃO na tua Vida Profissional:

1» Dedica-te a ganhar CLAREZA sobre as tuas áreas de Paixão pessoal

O que te move? O que te apaixona? Crianças, Beleza, Arte, Superação, Famílias, Fotografia, Animais, Organização, Bem-Estar, Eventos, Moda, Natureza, Alimentação Saudável, Ecologia, Paz Interior, Viagens, Flores, Desporto, Salvar o Mundo, sei lá qualquer coisa…

Não sei o que te move, o que sei é que tens de o descobrir! Isto, no meu entender, é daquelas prioridades mais eminentes. E caso ainda não te tenhas dedicado a sério a este tema, está na altura de o fazeres porque sem teres respostas aqui, não te sugiro que passes sequer a outras fases.

Pode ser que se não estiveres a conseguir sozinho possas ter de pedir ajuda a conhecidos ou amigos teus. Talvez tenhas de ler mais sobre esta matéria ou então tenhas mesmo de pedir ajuda a quem reconheces mérito e experiência para te ajudar nesta área!

2» Sê tu o primeiro da lista a RECONHECER quais são os teus Dons naturais

Em quê que tu és bom? A sério, em que é que tu és realmente Bom? Quais são aquelas tuas características que qualquer pessoa próxima de ti sabe que são os teus dons naturais?

Vou contar-te uma pequena história minha: Há uns anos grandes, eu trabalhava numa empresa e muitas vezes pediam-me para ser eu a representar a empresa quando era preciso ir à televisão ou quando era preciso ensinar um grupo de clientes sobre o nosso sistema de trabalho. Eu ficava num esforço enorme. Queria era fugir dessa exposição. Achava que eu devia ser a última pessoa da lista a fazer essa função… mas por algum motivo, que na altura eu ainda não via, era a MIM que me pediam essas tarefas. Hoje com mais experiência, com mais auto-conhecimento e com mais maturidade sei perfeitamente que a Comunicação com outras pessoas é algo que eu posso realmente fazer!

Portanto, descobre os teus dons…

Ah, mas não confundas “DONS” com “ALGO GIGANTE A DESCOBRIR”… Não! Às vezes estão aí mesmo à tua frente só à espera que repares neles 😉

Sobre este tema… Pode ser que te inspire ler este artigo que escrevi sobre o Joca há uns tempos atrás 🙂

3» Define uma Estratégia Pessoal para chegares EXACTAMENTE onde mais queres!

Sim, Sandra, mas eu já sei o que gosto de fazer, tenho um propósito profissional para a minha vida, mas não me está a correr bem. Tenho de trabalhar noutra coisa para ganhar a vida… porque essa actividade não me permite ganhar dinheiro suficiente com ela!”

Se esta é a tua questão, pergunto-te quando foi a última vez que seriamente te dedicaste a estabelecer uma Estratégia para Ti e para essa tua Paixão? Qual foi o tempo que dedicaste a este tema? Que investimento tens feito na tua Estratégia para a tua Felicidade profissional?

A minha experiência diz-me que uma maioria das pessoas simplesmente não o faz. Não estou a falar de estratégias complexas de grandes empresas, cujos investimentos têm de ser abundantes. Não! Estou a falar de um plano, de objectivos e de ideias que mais rapidamente te levem lá: VIVER a Vida a fazer o que mais gostas! 

Após 16 anos a trabalhar com grandes MARCAS no mundo das Empresas, dedico-me há cerca de 5 anos a trabalhar, como Coach, reunindo a minha experiência de anos em Estratégia, mas agora aplicada às pessoas, aos empreendedores, aos profissionais liberais e aos empresários – a pessoas como tu!

Espero que este artigo te seja útil e te impulsione a subir um degrau (ou vários) numa vida profissional muito mais FELIZ… porque na minha humilde opinião não deves aceitar nada abaixo disto: Seres muito feliz na tua vida profissional!

🙂

Sandra Ribeiro

Sandra Ribeiro

Autor(a) Sandra Ribeiro

Life, Business & Marketing Coach

Mais artigos de Sandra Ribeiro

Deixar um Comentário